INAUGURAÇÃO DA AGÊNCIA MBANZA CONGO – KIXICRÉDITO

21/07/2023
21/07/2023 kixicredito

INAUGURAÇÃO DA AGÊNCIA MBANZA CONGO – KIXICRÉDITO

 

Aos 21 de Julho de 2023, a KixiCrédito inaugurou a sua mais recente agência no município de Mbanza Congo, província do Zaire, sendo o corte da fita, cortesia do Administrador Municipal de Mbanza Congo, Sua Excia, Dr. Manuel Nsiansoki Gomes. O evento que foi presidido pelo PCA da KixiCrédito, Sr. Joaquim Catinda, contou com a presença do representante das autoridades tradicionais, o Guardião da Corte do Rei do Congo Afonso Mendes, de instituições públicas e privadas, sociedade civil, clientes e comunicação e imprensa.

 

O PCA da KixiCrédito, fez saber que o microcrédito é um instrumento fundamental para o fomento da economia, sendo que, com a abertura desta, que é a segunda agência a nível da província do Zaire, a Instituição pretende massificar a concessão de microcrédito sobretudo aos Micro, Pequeno e Médios empreendedores, com vista a potenciar as suas actividades comerciais. A KixiCrédito é um dos parceiros do PREI, programa que visa a reconversão da economia informal e possibilidade de acesso ao microcrédito, estando sob sua tutela a gestão de uma linha de financiamento avaliada em AOA 3 mil milhões destinada para estes empreendedores.

 

A nível do município de Mbanza Congo, já foram financiados cerca de 60 projectos num valor total AOA 50 Milhões de Kwanzas, onde para até final do ano, perspectivam atingir uma meta superior a 300 iniciativas.

 

O Administrador local, enalteceu a abertura deste posto a nível do município sede, pois, percebe os desafios que o tecido empresarial tem, essencialmente no que se refere ao acesso ao financiamento. Acredita que, a presença da KixiCrédito poderá dinamizar a vida económica em Mbanza Congo.

 

A KixiCrédito é a maior sociedade de microcrédito de Angola, tendo inaugurado a sua primeira agência na Província do Zaire em 2009 no município do Soyo e 2023 em Mbanza Congo. Desde o início do ano de 2023, foram desembolsados cerca de AOA 350 Milhões de Kwanzas na referida província.